Genebra é um dos grandes centros comerciais e políticos da Suíça. Sede de ONGs e residência de diplomatas, a cidade recebe milhares de visitantes anualmente por oferecer uma atmosfera completamente diferenciada, ditada pelo francês das ruas e pelas flores, espalhadas por todos os lados. Renda-se a Genebra!
Moeda: Franco Suíço (CHF)
Vacina: Não necessita de vacinas
Visto: Brasileiros não necessitam de visto para esse destino
Idioma: Alemão, Francês, Italiano e Romanche
Fuso Horário: + 4 horas
Tempo de voo saindo de São Paulo: Aproximadamente 11h40min.
Genebra é uma cidade muito bem cuidada, com construções históricas conservadas e parques lindíssimos.
O tour pode começar pelo L`Horloge fleurie, um relógio feito de flores e que possui o maior ponteiro do mundo.
Seguindo a caminhada, o visitante se depara com o Le Jet d`eau, um jato que bombeia 500 litros de água por segundo a uma altura de 140 metros. Tornou-se o símbolo da cidade logo na estreia. Durante a noite, oito holofotes iluminam a coluna de líquido, que parece seguir em direção às nuvens.
A catedral Eglise Russe é outro ponto interessante. O local é bem tranquilo e surpreende pela beleza dos traços arquitetônicos.
Ainda falando de turismo religioso e histórico, uma visita à Cathédrale Saint-Pierre é extremamente importante. A construção é uma das mais belas da cidade e possibilita ao turista chegar ao ponto mais alto, quando uma vista em 360° toma conta do espaço.
Na hora de descansar, vá ao bairro La Vieille Ville, repleto de lojas e restaurantes. O clima acolhedor faz o visitante sentir-se em casa.
Antes de voltar ao hotel, passe no Parc de Bastions, um local tomado por flores e abrigo do Le Mur des Réformateurs, memorial das grandes figuras do protestantismo.
Bons restaurantes não faltam em Genebra. Próximo ao Grand Théâtre de Genève está o Café Lyrique, que serve as mais diversas especialidades, de pratos tipicamente alpinos a clássicos da cozinha francesa.
Entre os principais, estão o magret de canard, um ótimo entrecôte, e o boeuf béarnaise.
Já o restaurante do hotel Edelweiss (place de la Navigation) aposta na típica cozinha suíça. Estão no cardápio raclettes e fondues. À noite, show de yodel.
Agora, quem pretende investir em um jantar de gala deve fazer uma parada no La Favola (rue Jean Calvin), para muitos o melhor restaurante da cidade.
Uma sugestão é escolher um carpaccio de entrada e um risotto para o prato principal. Delicioso!
A fama de cidade cara não faz jus quando o assunto são compras. A loja Manor (rue Cornavin) conta com cinco andares de departamentos, repleta de opções para os mais diversos tipos e gostos.
Os suvenires suíços são encontrados logo no térreo, ao lado de uma praça de alimentação.
Na Victorinox Flagship Store (rue du Marché), o sonho de ter um legítimo canivete suíço pode tornar-se realidade. Malas, mochilas, roupas, perfumes e relógios também são boas escolhas para os aficionados pela marca.
Outra grife bastante procurada é a Swatch (rue du Mont-Blanc). Conhecida pelos relógios de ótima qualidade e valores acessíveis, o estabelecimento merece uma visita dos brasileiros, já que é possível economizar, em média, 30% nas peças, se comparado ao preço praticado no país.
Não há melhor época para conhecer Genebra, tendo em vista que o destino oferece atrações em todas as estações, em especial o inverno, quando a cidade está coberta por neve e os esquiadores aparecem em massa.
Esqueça a Zurique do pit stop. A maior cidade da Suíça é um verdadeiro encanto e merece a atenção do visitante. Em formato de vila, o destino oferece ótima infraestrutura turística, com hotéis, restaurantes e atrações que surpreendem pelos detalhes. Entregue-se ao glamour suíço e curta a vida como nunca em Zurique.
Moeda: Franco Suíço (CHF)
Vacina: Não necessita de vacinas
Visto: Brasileiros não necessitam de visto para esse destino
Idioma: Alemão, Francês, Italiano e Romanche
Fuso Horário: + 4 horas
Tempo de voo saindo de São Paulo: Aproximadamente 11h50min.
Caminhar por toda a Bahnhofstrasse, a avenida mais chique da cidade, é obrigação de todos os visitantes. Ao final, aproveite a vista do píer para tirar fotos e contemplar a natureza.
Do outro lado da ponte, estão lojas exclusivas e hotéis-butique. É nesse momento que a tentação das compras fala mais alto.
Após se abastecer com guloseimas e lembranças, passe pelas igrejas Fraumünster Kirche, St Peter Kirche e Grossmünster.
As construções históricas chamam a atenção pela arquitetura requintada, capaz de transformar o cenário da cidade por alguns instantes.
Outros programas culturais são o museu Kunsthaus (Heimplatz) e o centro cultural dadaísta Cabaret Voltaire (Spiegelgasse).
Pra começar com o pé direito, vá ao Le Dézaley (Römergasse), um dos mais tradicionais e movimentados restaurantes da cidade. A fama dá-se pelo fondue de queijo suíço com uma receita especial familiar de mais de 150 anos.
Para um café da manhã campeão, o Henrici (Niederdorfstrasse) é uma escolha certeira. O cardápio é vasto, com pratos muito saborosos, como a Tarte Flambée, uma espécie de pizza com queijo suíço, creme fraiche e bacon.
No Spaghetti Factory (Niederdorfstrasse), o visitante terá dificuldade para escolher entre os muitos sabores de spaghetti. Vale a visita.
Os chocolates são a grande atração do centro de compras em Zurique.
O visitante consegue ir direto ao pote em poucos passos, para isso basta visitar fábricas e docerias.
As mais procuradas são Luxemburgerli, Swiss Chocobloc, Teuscher, Sprungli e Lindt.
Queijos, vinhos, relógios e os famosos canivetes suíços também merecem atenção.
Na rua Bahnhof, conhecida como Bahnhofstrasse, é possível encontrar tudo isso e ainda lojas de moda, departamento, butiques e suvenires.
A primavera (entre abril e junho) e o outono (entre setembro e outubro) são ótimas épocas para visitar a cidade do Porto.
Quem gosta de muito sol também pode viajar durante o verão, mas não pode esquecer o protetor solar.